domingo, 10 de abril de 2016

Viagens

Até nem acreditei quando o Swarm me informou que aquela era minha primeira viagem de avião na sexta-feira. Pensei um pouco. E não que ele tinha razão. Comecei o ano longe de casa, mas depois que voltamos do Uruguai acabei me dedicando totalmente ao doutorado. Só agora é que surgiu a necessidade/oportunidade de sair um pouco do Rio.

Bom nos últimos três dias eu já viajei três vezes de avião. Fui do Rio a Porto Alegre, de onde segui para Caxias de ônibus. Depois voltei de Porto Alegre diretamente para o aeroporto internacional, de onde parti para a Alemanha.

E cá estou eu, no mesmo hotel em que fiquei em 2012. Amanhã inicia-se uma semana de palestras e cursos sobre assuntos de interesse dos funcionários do DAAD que trabalham fora da Alemanha. Fico sempre meio nervosa por causa do alemão, mas não tem jeito. Agora já estou aqui.

A viagem foi meio cansativa. Não consegui dormir direito. Hoje vai ser aquela noite maravilhosa de sono como acontece sempre depois de chegar à Europa.

A Alemanha é um país realmente interessante, uma mistura de gente. Não como nós brasileiros, com nossos genes misturados. Aqui é uma mistura de gente, mas cada gente com os seus. Na hora em que esperei pelo meu trem na estação de trem vi uma mulher de burca, um daqueles alemães que sempre estão com uma latinha de cerveja e um homem fazendo sua prece direcionada à Meca. Primeiro achei que ele estivesse catando alguma coisa no chão, pois ele havia escolhido um local bem discreto. Ninguém estava olhando para ele - algo que admiro nos alemães. Como eu estava na plataforma ao lado, fiquei me perguntando o que fazia aquele homem, até que me dei conta de que ele estava rezando.

Agora vou dormir, pois amanhã preciso estar bem fit para encarar um longo dia.

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...